obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 7 de outubro de 2014


 





COR PRETA NÃO EXISTE 

As três cores primárias, todos sabem, são amarelo, vermelho e azul. Destas surgem às outras pela união de uma com outra. Isto pode ser conferido olhando as cores do arco-íris. Lá estão elas acompanhadas das cores complementares. Branco é, aprendemos na escola, à soma de todas as cores e preto a total ausência de luz. 

Porque estou falando nisto? Ora, artista que sou pinto e para exercer esta atividade uso o que a imaginação humanamuito criou para representar as cores. Tintas. 

Criadas há muito tempo por excelentes artesões-alquimistas a partir de pigmentos, hoje estão a disposição de todos, para que colocados em substratos (bases) possam ser vistas artificialmente. 

Poucos param pra pensar o que aprendemos na escola. nos foi ensinado e demonstrado que existem somente as três cores primárias que não podem ser desdobradas e que todas as restantes são somas de uma com outras. Senão vejamos. Uma sala está toda pintada de branco, é noite sem lua, e a luz elétrica (artificial) é apagada. Que cor a sala é agora ? 

Quando pinto uma tela, começo com uma lona preta que preparo adequadamente, sobre o qual desenho com lápis pastel seco de cor clara. A seguir vou aplicando as cores artificialmente produzidas, colocando-as sobre a tela, como se luz fossem. O resultado você pode conferir em trabalhos meus prontos em que foram removidas as linhas inicialmente desenhadas. 

A luz pode ser estudada, desdobrada, a escuridão não. Esta é absoluta, um nada. Dentro desta premissa, alem de pintar sobrepreto” colocando as cores como se luz fossem, procuro agir assim também no meu dia a dia.  

Evito falar em fatos ou aspectos negativos (escuros) e dando ênfase, luz sobre aspectos positivos. Pense, num teatro, num circo, num show, numa cena de novela onde está à luz, o foco da atenção? Concentrada, onde quem dirige o espetáculo, quer que você tenha sua atenção. Os “holofotes” estão todos concentrados onde o que se quer salientar está acontecendo.

Que talgastarnosso tempo, nossas energias somente com aspectos positivos do que se , , ouve ou vive. Ponha sua atenção, seu foco, sobre o que pode ser construtivo, sobre o que pode somar ao invés de dividir, diminuir.

Ponha a “luzsobre o “ser” ao invés do “ter” e ficará surpreso em ver como tudo pode aparecer com novas cores, novas nuances desconhecidas e prazerosas. 

Ponha maisluzesem sua vida, some vidas ao invés de dias. Saliente o positivo, não dando espaço do negativo. 

O mundo, o planeta, a vida que estamos tentando preservar agradecem. 

Seus filhos, netos e outros que virão terão mais cores, mais luzes para apreciar, mais prazeres a usufruir.
 

RICARDO garopaba BLAUTH

Um comentário:

jose jaime disse...

ESPETACULAR! Gostei muito da sua partida para pintura usando o preto com base e injetando-lhe luz, e dando vida.
Abraços.