obrigado por sua visita........ricardo

TODOS OS TEXTOS ANTERIORES ESTÃO EM ORDEM ALFABÉTICA NO LADO DIREITO - É SÓ CLICAR

terça-feira, 26 de agosto de 2014

 
TINGUELY

Em 1991, em Basel na Suíça onde estava realizando minha primeira exposição individual fora do Brasil, ouvi o nome deste escultor pela primeira vez.
Jean Tinguely.

“Jean Tinguely foi um escultor suíço. Foi um dos fundadores do No...uveau réalisme, um movimento artístico que elege os materiais e elementos derivados da realidade cotidiana, como os desperdícios” segundo o Wikipedia
.
Visitar o museu que leva seu nome e constatar ao vivo a realidade de quão pouco sabemos e nos é, ou foi ensinado nas escolas, foi um momento absolutamento fantástico. Estava dentro de um “templo” dedicado inteiramente às obras deste genio criador.

Coloque somente tinguely no google, chame as imagens e fica abismado.

Na praça principal de Basel está instalada uma escultura sua toda movimentada por agua e projetada de tal maneira que, quando no inverno tudo congela, a escultura vai parando aos pouco na medida do congelamento, até que se transforme em gelo a ultima gota a cair. Na primavera o processo se inverte e aos poucos a escultura recomeça a “viver” novamente.

Quando decidi ser artista para ter atividade que me mantivesse em movimento, sempre acreditei que a criatividade e não o dinheiro é que faz o nosso cerebro se manter vivo e nos fazer procurar sempre o prazer do fazer.

Tinguely. Meu espanto ao conhecer suas obras permanece até hoje.

Ricardo garopaba Blauth

Um comentário:

Marilu disse...

Olá querido amigo, como vai? Estou meio afastada do blog em virtude da gravidez da minha filhota, agora que minha netinha nasceu estou voltando. Postei uma fotinho linda da Maria Julia, gostaria muito de receber sua visita. Beijokas